Persona, o que é e como criar a sua do zero

Persona é parte fundamental tanto no processo de copywriting, quanto na sua estratégia de marketing digital como um todo. Aprenda agora a criar sua persona, mesmo se você não tem produto.

Termo muito empregado no mundo do Marketing, a “Persona” ainda gera muitas dúvidas e curiosidades. O melhor de tudo é que, a partir de agora, você vai encontrar tudo o que sempre quis saber sobre personas.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Eles querem produtos e serviços cada vez mais específicos para atender às suas necessidades.

 

Persona

Ao entender que a produção em massa está dando lugar à “personalização em massa”,  os desejos e necessidades do consumidor foram identificados de forma mais específica e assim, as personas foram surgindo.

Afinal, o que é uma Persona?

A Persona é a base para uma ótima experiência do cliente.

Ela representa um grupo de usuários que detém um comportamento similar nos padrões de compra, uso de tecnologia, estilo de vida, etc.

É uma espécie de representação, ou personagem, que resume todas as características do cliente ideal de uma empresa.

Você encontrará o mesmo conceito de persona sob o nome de target ou avatar. No fim, é bom saber que todos remetem à mesma ideia.

Por que criar uma persona?

  1. Para desempenhar um bom trabalho no mercado digital, conhecer o seu público é  imprescindível. Utilizar a linguagem adequada.

As estratégias de Marketing Digital utilizadas hoje necessitam de uma definição clara de persona. É através desta definição que o tom da comunicação com o cliente é construída.

Veja os exemplos a seguir:

Se a sua persona é um homem com mais de 40 anos que trabalha no mercado financeiro, você deverá usar uma linguagem mais formal e séria, que demonstre autoridade e passe confiança no assunto a ser tratado. Você precisará, além de uma comunicação específica, de utilizar gráficos, pesquisas, este tipo de material que valida informações.

Mas se a sua persona é uma mulher de 25 anos, que é antenada em moda e adora novidades, você poderá utilizar uma linguagem mais descontraída e informal, até mesmo gírias. Utilizar também de imagens gráficas feitas por designers, imagens divertidas e que demonstrem modernidade.

Viu como o tom da conversa muda completamente?

2. Definir sua estratégia de marketing

Outro motivo para criar uma persona é desenhar a estratégia de marketing: definir como será seu funil de vendas, qual mídia será utilizada para conteúdo e anúncios, em qual horário anunciar, se você vai oferecer um vídeo ou um webinário, entre outras ações.

Além disso, você poderá definir e planejar os tópicos sobre os quais precisará desenvolver conteúdo, para que a sua estratégia seja a mais eficaz possível. Você passa a compreender que tipo de informação seu prospecto busca, onde ele busca e como prefere acessá-la.

Tudo isso faz parte de uma estratégia de marketing de sucesso.

3. Venda do seu produto

Quando você direciona o seu produto para a persona correta, as chances de vendas crescem.

Você consegue fazer uma segmentação de anúncios mais eficaz e isso aumenta suas chances de conversão, evitando a perda de tempo e dinheiro com um público não interessado.

Ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads oferecem opções de segmentação cada vez melhores. Isso facilita a criação de campanhas mais assertivas e lucrativas também.

O Facebook por exemplo, permite uma opção de encontrar público semelhante, que te leva a encontrar pessoas que são parecidas com seus clientes e seguidores atuais.

O ponto alto disso tudo é que você poderá criar públicos novos e anúncios baseados nas características mais específicas da sua persona, mesmo com um orçamento pequeno.

 

Como construir sua persona?

Em primeiro lugar, elas devem ser desenvolvidas logo no início do seu projeto.

Isso é importante porque você terá a oportunidade de testar seu produto, pedindo a opinião dos seus clientes ou até mesmo descobrindo novas formas de atendê-los.

Caso você ainda não tenha clientes, não se preocupe. Continue acompanhando este post e você aprenderá os passos que deve seguir.

A verdade é que a internet é um espaço muito democrático e didático, e se você ainda não conhece seu público, terá muitas dicas e ferramentas para fazê-lo com muito sucesso.

 

Check list para criação de Persona

Papel e caneta na mão! É hora de começar.

Primeiro, responda a estas perguntas ANTES de criar sua persona:

  • Quem são seus compradores?
  • Porque eles compram seu produto/serviço?
  • Que comportamentos e expectativas eles possuem diante do seu produto?

Agora, responda a estas perguntas DURANTE o desenvolvimento na persona:

Esta é a hora de encontrar as características do seu cliente em  potencial.

Para que você seu trabalho seja claro e objetivo, aí vai um checklist:

  1. Crie um nome
  2. Gênero
  3. Idade
  4. Estado Civil
  5. Cidade onde mora
  6. Possui filhos? Quantos?
  7. Ocupação
  8. Empresa onde trabalha
  9. Renda média
  10. Escolaridade
  11. O que gosta de fazer nos momentos de lazer
  12. O que lê
  13. O que assiste
  14. O que ouve
  15. Quais veículos de comunicação utiliza para se informar
  16. Procura conteudos sobre:
  17. A persona utiliza a internet em que momento?
  18. Quais atividades realiza na web?
  19. Costuma compartilhar que tipos de assunto em suas mídias sociais?
  20. Que dispositivos usa?
  21. Essa persona costuma conversar diretamente com as marcas na internet?
  22. Quais são os desafios que ela enfrenta
  23. Por que estes desafios ainda não foram solucionados?
  24. O que sente falta na vida
  25. O que ela valoriza quando compra algo?
  26. Como você pode ajudar esta persona?
  27. A persona é audiência quente? ( já sabe que possui um problema e se incomoda por isso)
  28. A persona é audiência fria? (possui a necessidade, mas ainda não sabe)
  29. A persona já conhece sua empresa?
  30. A persona compra por impulso ou analisa opções antes de comprar?
  31. Como o meu negócio pode impactar de forma positiva a vida dessa pessoa?
  32. Como ela seria se você pudesse descrevê-la fisicamente?

Pode ser que você não consiga responder todas as perguntas. Caso isso aconteça, tente responder ao máximo que você puder e, ao longo do seu trabalho, complete o que ficou pendente caso sinta necessidade.

Como criar uma persona do zero, sem ter clientes?

Você está iniciando um negócio do zero? Então vamos lá que as dicas por aqui não param 🙂

Interação

Você já deve ter algum nicho que pretende atuar, correto? Então é hora de garimpar informações.

O que você precisa é da opinião das pessoas. Seu primeiro contato pode até ser através dos seus amigos que conhecem seu negócio e que já te seguem nas redes sociais.

Outra boa opção é buscar grupos de Facebook. Encontre grupos que representem seu nicho de atuação e peça para participar. Utilizando esta ferramenta você poderá conversar com os membros e avaliar o perfil das pessoas, seus desejos e dores, para conseguir definir seu cliente ideal. 

Conheça o Audience Insight

Mais uma vez o Facebook nos dá uma mãozinha 🙂

Audience Insight é uma ferramenta que te mostra quem são as pessoas que procuram por produtos ou serviços para você criar campanhas relevantes para sua audiência e conhecê-la melhor.

Como ela funciona?

Para usar o Audience Insights, você precisa:

  1. Entrar no Facebook Audience Insights;
  2. Escolher o tipo de público para ser analisado (“Todos no Facebook”) ou (“Pessoas conectadas à sua Página”);
  3. Utilizar os filtros do lado esquerdo da tela para direcionar melhor sua pesquisa. Ou use gráficos interativos para refinar seu público.
  4. Clicar em salvar.
  5. Coloque um nome para o público definido.
  6. Você pode usar as informações coletadas para fazer anúncios no Facebook Ads 🙂
  7. Pronto!

Crie Formulários de Pesquisa

Utilize o Google Forms para te ajudar.

Crie formulários com perguntas comportamentais e sociodemográficas.

Disponibilize seus formulários nas suas mídias: seu site ou blog, sua página de Facebook, fóruns sobre o seu nicho, entre outros.

Esta é uma forma simples e gratuita de conhecer melhor seu cliente ideal que compra.

Dica de ouro: Tome cuidado com os seguintes pontos

  1. Não faça perguntas demais. Isso desencoraja as pessoas.
  2. Decida antes quantos formulários pretende analisar. Por exemplo, analisar 20 formulários pode ser pouco, e 200 pode ser muito. Comece estipulando uma quantidade inicial que você possa aumentar depois, caso sinta necessidade.

Lembre-se sempre que o papel da persona não é representar todas as audiências que você atende, mas focar nas maiores necessidades dos grupos de usuários mais importantes para o seu produto/serviço.

Viu como é sutil a diferença?

Ferramentas Gratuitas Online – Gerador de Personas

Amigo empresário, você ainda sente dificuldades em definir a sua persona para vender mais, pode também utilizar ferramentas online para isso.

Algumas empresas oferecem gratuitamente o que chamamos de “Gerador de Personas”:

Lembre-se, você é quem escolhe a persona que quer trabalhar. Não o contrário!

Por exemplo, você pode ser um professor de educação física que lança um programa para mulheres que querem eliminar até 10 kg, através de exercícios simples feitos em casa. Ou um professor de inglês que lança um curso digital para quem pretende fazer concursos em determinada área.

Você delimita o seu escopo de atuação, e pode melhorar seu produto ao conversar com sua persona e entender melhor suas necessidades e desejos.

Dúvidas frequentes

Posso criar mais de uma persona?

Pode sim. Dependendo do projeto é possível trabalhar com 3 ou até 4 personas.

Persona é alguém que eu conheço que serve como modelo? Ou eu crio essa pessoa?

Normalmente, a persona é criada. Mas você pode usar algumas características de alguém que você conhece para te ajudar a visualizar o seu cliente

Se a persona define especificamente “uma” pessoa, como faço para atingir mais pessoas com as mesmas referências?

Definir a persona vai te ajudar a conhecer e entender as pessoas que te acompanham e o perfil ideal que você deseja ter como seguidor. Isso vai te proporcionar uma visão mais apurada sobre do que essas pessoas gostam, o que procuram ao chegar até você, quais lacunas e necessidades não estão sendo atendidas e como você poderá construir um relacionamento de confiança com seus seguidores proporcionando exatamente o que eles buscam.

3 tipos de persona diferentes geram 3 produtos diferentes ou existe uma estratégia para criar somente um produto que atenda aos 3 perfis simultaneamente?

O mesmo produto pode atender diferentes personas. O ideal é que você consiga realizar anúncios segmentados para públicos diferentes, usando informações e imagens mais adequadas às necessidades de cada um deles, mesmo que o produto seja o mesmo.

 

Qual o próximo passo?

Se você já definiu sua persona, ou pelo menos já sabe o caminho que deve ser percorrido para isso, seu próximo passo é investir seu tempo no conteúdo a ser apresentado a ela.

Construa uma forma de oferecer conteúdo de qualidade, mantendo-se próximo e construindo um relacionamento que demonstre confiança.

A dica de ouro aqui é: estude e conheça melhor os gatilhos mentais. Eles são ferramentas poderosas para a sua comunicação e vão te ajudar a ganhar a confiança da sua persona.

Para aprender mais sobre gatilhos mentais, clique aqui.

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