Campanha de Marketing: 4 dicas para você seguir ou então nem precisa começar

Campanha de marketing: uma alegria quando bem planejada e um pesadelo quando feita por impulso. Descubra agora como iniciar uma campanha para colocar dinheiro no seu bolso.

Se você faz o tipo “atire primeiro, pergunte depois”, eu te digo: muito cuidado!

Este é o primeiro passo para sua campanha fracassar.

Existem três perguntas principais que devem ser respondidas ANTES do lançamento de qualquer campanha digital, independente de quem você é no processo – marketeiro, copywriter, empresário, colaborador…

Se não houver clareza quanto aos pontos que serão apresentados agora, é hora de dar um passo para trás e rever o seu planejamento.

E aqui estão eles:

 

1) Qual o objetivo da sua campanha de marketing?

Toda campanha deve ter um objetivo claro e bem definido. Isto é crucial para o sucesso do negócio.

Normalmente as campanhas funcionam em torno de dois pontos: encontrar novos clientes ou vender mais para os clientes já existentes (a famosa recompra).

Se o seu cliente está no topo do funil de vendas, seu objetivo pode ser aumentar sua lista de leads oferecendo conteúdo de qualidade ou aumentar o engajamento com sua página.

Mas se o seu cliente já está no fundo do funil, você pode também intensificar o seu relacionamento com ele oferecendo um produto ou serviço que possa atender às suas necessidades. Neste ponto, falar em vendas já não é problema.

Campanhas devem ter o objetivo especificado em detalhes. Pense em:

  • quem é a sua persona,
  • em qual parte do funil de vendas ele se encontra,
  • qual a linguagem você precisa utilizar para falar com ela,
  • qual o objetivo a ser alcançado com a campanha (ex: 100 novos leads, 50 clientes para recompra, 5.000 reais em vendas, etc)

Essa história de, simplesmente, “fazer campanha de marketing para vender mais” já virou papo furado.

Ou você define o objetivo, ou joga dinheiro no lixo.

 

2) Métricas da sua campanha de marketing

Como você vai medir seu sucesso?

Neste ponto você deve ter uma ideia clara, definida e específica do número que representa o sucesso pra você e sua empresa.

Este é o ponto de partida para você definir quais as métricas serão utilizadas em sua campanha e em quanto tempo você pretende atingir o resultado estipulado.

O essencial aqui é saber o que necessita ser mensurado na sua campanha. Por exemplo:

  • Aumento de leads,
  • Vendas,
  • ROI da sua campanha,
  • Sua meta de faturamento total.

Isso te dá a medida certa do que você deve buscar para ter as métricas e, consequentemente, os resultados do seu trabalho.

Sem ele você estará patinando na internet, sem saber se sua campanha está convertendo, sem saber se seus leads estão realmente consumindo seu conteúdo.

Ou seja, estará perdido….

 

3) Riscos envolvidos numa campanha de marketing

O que você está disposto a arriscar?

O que representa para você não atingir o seu objetivo? Qual o seu “limite”?

Você está disposto a arriscar algumas semanas de anúncios que podem não converter tão bem?

Uma boa sugestão é separar parte do orçamento para um teste inicial.

Para que a sua campanha seja a mais eficaz possível, quando falamos de anúncios, siga os seguintes passos:

– Escreva no mínimo 10 anúncios diferentes para cada produto/serviço;

– Coloque-os no ar e controle durante uma semana quais são os mais clicados;

– Pause os anúncios que não converteram bem;

– Duplique os anúncios que tiveram boa conversão, fazendo pequenas mudanças para continuar os testes.

– Continue monitorando 🙂

– Essa dica vale para Facebook Ads e Google Ads

 

Sempre que você iniciar uma campanha, tenha ao menos um mapa mental com as etapas definidas.

Sem este guia, você poderá se perder ao longo do processo.

(Precisa de uma dica para fazer mapas mentais bem legais? Acesse o site do mindmeister)

O ensinamento que os infoprodutores mais consideram é o seguinte: tudo se resume a adaptar, otimizar, cortar as perdas e continuar até alcançar o seu objetivo.

 

4) Você realmente delimitou a persona da sua campanha?

Você sabia que cerca de 80% dos infoprodutores sofrem no início da sua carreira digital devido a um motivo simples, porém essencial: eles não delimitam a persona.

E o que acontece?

O infoprodutor acaba tentando vender para todo mundo.

E esse é o maior erro que você pode cometer.

No mundo digital, se você quer vender para todos, normalmente acaba vendendo para ninguém.

Como você pode driblar este problema?

Pare e pense quem é o cliente ideal que você quer alcançar.

Faça uma simulação como se ele fosse um cliente verdadeiro.

Pense nos seguintes pontos: O que ele faz? Onde vive? Como é seu núcleo familiar? O que busca em sua vida?Quais os medos ele enfrenta diariamente?

Este é o ponto de partida para delimitar sua persona.

Faça um quadro com os gatilhos mentais e, especialmente na hora de fazer anúncios, foque principalmente na dor. Isso costuma gerar mais resultado.

Mas eu sugiro que você vá ainda mais fundo neste tema.

Se você ainda tem muitas dúvidas em como delimitar sua persona, leia este post que está super completo e certamente vai te ajudar: Persona – o que é e como criar a sua do zero.

Invista tempo nesta tarefa, pois este é aquele tipo de detalhe que, quando preparado antes, te economiza muito tempo (e dinheiro) ao longo do processo.

 

Primeiro passo para o sucesso

Esta dica vai para aqueles que adoram ler dicas, posts, treinamentos e vídeos:

Responda todas as questões que foram colocadas aqui!

A teoria não vale nada sem a prática.

Organize suas tarefas e veja se você já esclareceu todos os pontos que foram citados acima.

Se você possui sócios ou colaboradores, reúna sua equipe e mantenha todos sempre alinhados com o objetivo a ser alcançado.

Quando você responde estas questões e depois as usa como um princípio para guiar você em sua campanha, você estará mais focado e mais e mais perto do sucesso.

Além disso, você terá métricas para te ajudar a definir claramente seu caminho para o sucesso.

E, você saberá quando terá que pausar ou refazer uma campanha que não está trazendo os resultados que você deseja.

Se estes passos forem seguidos com disciplina, você terá muito, mas muito sucesso nas suas estratégias de marketing.

 

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